04/03/2024

As cores nas campanhas de conscientização de cuidados com a saúde.

O calendário colorido, como é conhecido, utiliza cores para chamar a atenção ao longo do ano de determinadas doenças, síndromes e Transtornos em campanhas nacionais de conscientização para cuidados com a saúde. Cada cor corresponde a uma determinada doença ou ação, e visa levar informações a sociedade sobre prevenção, tratamento e cuidados.

No mês de março, também conhecido como um mês dedicado as mulheres, as cores lilás e amarelo, respectivamente, correspondem ao câncer de colo de útero e a endometriose.

Junta-se também ao calendário de março a cor azul marinho, que trata de câncer de intestino ou colorretal, que atinge homens e mulheres e, segundo dados do INCA, ocupa a terceira posição de câncer mais frequente no Brasil, sendo que um estudo indica como a terceira ou quarta causa de maior incidência entre as mulheres a depender da região.

Portanto, as campanhas têm a importante missão pedagógica de alertar os riscos e conscientizar da importância da prevenção e tratamentos adequados, vejamos o que cada cor simboliza no mês de março:

Março Lilás – Câncer do colo do útero

A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é realizando o exame preventivo Papanicolau. O exame é indicado para toda mulher que tem ou já teve atividade sexual, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. e deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano, mas se dois exames anuais seguidos apresentarem resultado negativo para displasia ou neoplasia, o exame pode passar a ser feito a cada três anos.

Outro alerta importante é para o uso de preservativos durante as relações sexuais e, principalmente, a vacina contra o HPV – disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina reduz em 70% a chance de desenvolvimento do câncer de colo do útero e em 90% das verrugas genitais.

Apesar de ser uma doença grave, quando o diagnóstico é precoce as chances de cura são de 80% a 90%, e por isso a importância da campanha de prevenção! A prevenção é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Os principais sintomas do câncer do colo do útero, em estado avançado, são o sangramento no início ou no fim da relação sexual e a ocorrência de dor durante a relação sexual.

 

.

Março Amarelo – Endometriose 

Endometriose é uma doença crônica e se caracteriza pela modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Os sintomas podem vir como dor forte em forma de cólica durante o período menstrual; dor durante as relações sexuais; dor e sangramento ao urinar e evacuar; fadiga; entre outros.

Como a endometriose é de difícil diagnóstico, vale reforçar a importância das consultas regulares ao ginecologista como forma de prevenção e detecção precoce da doença.

A infertilidade é uma das principais consequências da doença pois o processo inflamatório progressivo causado pela endometriose pode comprometer a função dos órgãos e tecidos envolvidos. Dra. Hitomi Miura Nakagawa, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, fez recentemente analise sob duas perspectivas: dor e a  reprodução, e afirma : “(…) uma das armas fortes que temos contra a doença são os projetos e as ações de divulgação. Educar os profissionais para que eles trabalhem com prevenção”.

Neste sentido fica evidente que as campanhas tem papel primordial tanto para pacientes quanto para os profissionais da área da saúde, contribuído para lançar luz sobre prevenção, tratamentos, novas tecnologias e principalmente a formas de acesso, seja privado ou público.

A endometriose é considerada uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa.

 

Março Azul-Marinho – Câncer de intestino ou colorretal 

A cor Azul-Marinho agrega ao mês de março a conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA. Este câncer se origina no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do nosso trato digestivo e anterior ao ânus. Outro fator relevante, é a idade, pois aumenta a chance do aparecimento de tumores nessa região, sendo mais comum em pessoas acima de 50 anos.

A prevenção, nestes casos é essencial, pois o câncer de colo e reto é conhecido por ser silencioso, pelo seu crescimento ser lento e por manifestar sinais e sintomas apenas quando o tumor está grande. Segundo especialistas, alguns sinais devem ligar o alerta: sangue nas fezes; mudança no hábito intestinal; dor ou desconforto abdominal, tipo cólica, com gases e associado ao inchaço abdominal; evacuações dolorosas; entre outros.

A cirurgia é o principal caminho para que o tumor seja retirado, mas também há possibilidade de ser realizada radioterapia e quimioterapia, além do auxílio de medicamentos no tratamento.

Assim, vimos as três cores que marcam o calendário de março, chamando atenção para prevenção dessas doenças. Mas, ao longo do ano são muitas cores distribuídas  em um  calendário temático e colorido, que trazem visibilidade para algumas causas importantes da área da saúde, pois facilitam a compreensão e adesão as campanhas, propiciando conhecimento e conscientização na sociedade.

 

Referências:

INCA- Instituto Nacional do Câncer. Disponível em:  https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/marco-azul-marinho-esclarece-sobre-prevencao-e-tratamento-para-o-cancer-colorretal

IAPE- Instituto de Apoio e Pesquisa a Endometriose- disponível em: http://www.iape.org.br/home/index.php/saude-da-mulher/78-endometriose-o-que-e-sintomas-e-tratamentos

IPE SAUDE disponível em: https://www.ipesaude.rs.gov.br/marco-amarelo-marco-azul-marinho-e-marco-lilas


Voltar