13/11/2023

Como se prevenir de golpes na “black friday”

Por Aparecida Ramos

A Black Friday chegou no Brasil há alguns anos e cada vez mais tem ganhado força, pois é o período em que o comércio recebe um grande aumento no número de vendas, impulsionadas por diversas promoções para atrair o consumidor.

Essa tradição oriunda dos Estados Unidos acontece na última sexta-feira do mês de novembro, porém é possível ter grandes descontos durante todo o mês de novembro. Entretanto, na hora de ir às compras é preciso cuidado para não acabar caindo em algum golpe. Confira algumas maneiras de se proteger:

1. Planejamento financeiro: esse é o primeiro passo para quem deseja aproveitar as ofertas da black friday. Para não cair na tentação de comprar vários itens sem necessidade, é importante ter uma lista de desejos e acompanhar o preço desses produtos antes e durante a promoção para ver se realmente houve um desconto. Use ferramentas de comparação de preços e sites que rastreiam o histórico de preços para verificar se o preço anunciado na Black Friday é realmente um desconto.

2. Conferir sempre a reputação da loja: É de suma importância comprar de lojas confiáveis e conhecidas. Para isso, existem plataformas como o Reclame Aqui que reúnea avaliação dos consumidores e emite uma nota para a reputação das empresas.

3. Jamais clique em links suspeitos: Os golpes digitais podem começar com um simples clique em um link falso, ou seja, o redirecionamento para um endereço não certificado, mas com aparência de uma marca conhecida. Portanto, desconfie sempre de links enviados por mensageiros ou em redes sociais; na dúvida, não clique em e-mails ou
anúncios online. É melhor acessar o site da loja diretamente digitando o endereço na barra de pesquisa do navegador.

4. Proteja seus dados: Ao acessar um site confira sempre o endereço de navegação e veja se o site possui todos os certificados e o cadeado de segurança, exibidos na barra do navegador. Evite compartilhar informações pessoais sensíveis, como números de cartão de crédito, em sites não confiáveis.

5. Cartão de crédito virtual: Se for utilizar cartão de crédito, prefira o virtual. O cartão virtual só pode ser usado uma vez por compra, depois, se torna inválido automaticamente, o que reduz a chance de golpes.

Essas são as principais dicas para aproveitar a black friday sem medo. Porém, mesmo com todo o cuidado, ainda assim é possível cair em um golpe. Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é um boletim de ocorrência. Para isso, procure a delegacia de polícia mais próxima ou faça o registro online. Caso necessário, conte também com um
bom escritório de advocacia para lhe auxiliar.

Boas compras!


Voltar