Como evitar glosas no faturamento médico?
As glosas são definidas como um não pagamento de um serviço, cujas justificativas podem estar atreladas às questões técnicas ou administrativas, na sua totalidade ou de forma parcial, o que por via de consequência, ocasiona impactos no faturamento médico.
Para evitar glosas no faturamento médico, faz-se necessário conhecimento dos trâmites administrativos que envolve a prestação do serviço, uma vez que a cobrança pode estar atrelada ao serviço eventual ou até mesmo contratual, sendo necessário observar o preenchimento de informações, prazos e envio de documentação pertinente e em tempo hábil, a fim de evitar perdas financeiras.
A atualização e treinamento do profissional que irá realizar o faturamento torna-se essencial, especialmente quando realizada em conjunto com o controle de fluxos e ferramentas de gestão, bem como a análise de dados referentes aos recursos financeiros.
Os registros e documentações e protocolos devem ser realizadas no momento do faturamento, independente se for realizada por pessoa física ou jurídica, com o escopo de que sejam identificadas eventuais falhas sistêmicas e ou burocráticas, permitindo a reapresentação da conta ou recurso administrativo, reduzindo, assim, significativamente os ativos glosados.
As empresas voltadas para sistema de gestão também auxiliam no envio do faturamento, armazenamentos das informações necessárias e apresentação de mecanismo para evitar a ausência de pagamento acontece de forma indevida pelo prestador de serviço, tornando-se grandes facilitadores e controladores de parâmetros remuneratórios para a realização de cobrança dos honorários médicos.
Tem-se, portanto, que contar com uma ferramenta ou empresa de gestão que esteja atrelada a atividade desempenhada, desde que atualizadas às condutas mercadológicas, e por sua vez, alinhada com a monitorização de fluxos e processos de faturamento reduzem os entraves financeiros e desgastes nas relações estabelecidas entre as partes.