Segurados de plano nacional devem ficar atentos à possível reajuste abusivo
Um alerta foi disparado para os segurados da Central Nacional Unimed cuja administradora seja a Qualicorp, que devem ficar atentos aos reajustes praticados em 2023, pois numerosos casos de cobrança abusiva e adequação em categorias de falso coletivo têm sido relatados.
O enquadramento como falso coletivo pode ser descrito como a situação em que o segurado, na ausência de oferta de outras possibilidades de contratação pela Seguradora / Plano de Saúde, tenha contratado um plano coletivo empresarial que na realidade beneficie apenas o seu grupo familiar.
Tal prática abusiva, de aplicar reajustes exorbitantes, impacta diretamente na continuidade dos contratos.
Importante destacar que existem medidas de proteção para os beneficiários de planos de saúde familiares e individuais, dentre as quais está a regra de que os contratos de serviços prestados devem ser reajustados com aplicação de índices previamente determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Infelizmente, os planos de saúde coletivos ou empresariais só seguem essa regra quando os beneficiários entram na Justiça.
Diante dos relatos robustos de má fé dos planos de saúde na aplicação dos reajustes, seus segurados precisam ficar atentos aos percentuais praticados este ano e buscar auxílio profissional para salvaguardar seus direitos, em caso de imposição de aumentos abusivos.
Nossos clientes contam com nosso apoio para buscar a defesa dos seus direitos. Caso deseje marcar com um advogado especialista no Direito à Saúde clique aqui